Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Imitadores de Salomão visita o MAO





O grupo Imitadores de Salomão visitou o Museu de Artes e Ofícios (MAO) no último sábado, 28 de abril. Os participantes do grupo puderam conhecer um pouco sobre a fundação da cidade de Belo Horizonte e as primeiras profissões que surgiram aqui. Lá encontraram parte da história da cidade que foi umas das primeiras cidades planejadas do Brasil e como era a vida local nos primeiros anos de existência.
Inaugurado em 14 de dezembro de 2005, o museu é o primeiro empreendimento museológico brasileiro dedicado integralmente ao tema do trabalho, das artes e ofícios no país. Com 9.000 m² de área, o museu está instalado no conjunto histórico da antiga Estação Central da Estrada de Ferro Central do Brasil, na Praça Rui Barbosa, mais conhecida como Praça da Estação. No mesmo local funcionam ainda hoje uma estação de metrô e um ramal ferroviário. É um dos museus mais bem estruturados do Brasil em termos de organização, estrutura para as exposições e uso de recursos audiovisuais.
Para Gabriela Fernandes, umas das organizadoras do grupo Imitadores de Salomão, a experiência foi muito boa.
“Amei a arquitetura do museu, que é a mesma de quando a estação foi construída, só foi restaurada porque se desgastou com o tempo. Conhecer os utensílios utilizados antigamente nos remete a como a vida local, os ofícios, eram mais difíceis de serem executados naquela época”, disse Gabriela.



Imitadores de Salomão
A ideia do grupo surgiu quando alguns amigos perceberam a dificuldade que muitos tinham de cultivar o hábito de leitura, o que refletia em problemas no desenvolvimento escolar. Então resolveram se juntar e criar um grupo de leitura, que fizesse a busca por conhecimento e cultura de forma descontraída e divertida, não só através dos livros, mas também de passeios culturais a museus, teatros etc.
A turma, hoje com cerca de dez pessoas, se reúne a cada quinze dias em diferentes locais, combinados previamente através das redes sociais e email. É um grupo aberto e não é preciso fazer inscrição, basta ter sede de conhecimento e boa vontade para participar. Para mais informações, entre em contato pelo email imitadoresdesalomao@gmail.com.
Curta a página do Imitadores no Facebook: www.facebook.com/ImitadoresDeSalomao




3 comentários:

  1. Adorei conhecer um pouco mais da história da nossa cidade com os Imitadores. Por alguns instantes pudemos viajar no tempo e aprender uma pouco da história e da evolução dos ofícios e das profissões, tão importantes no dia de hoje para o crescimento do nosso país. Já estou ansiosa por nossa próxima parada... rsrs.

    ResponderExcluir
  2. foi d+ esse dia os encontro dos imitadores de salomão demoram acontecer mas se demora a acontecer mas foi igual a esse dia sera demais.
    ps:esse grupo da muito o que fala hihi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não demoram não Vitor, os encontros dos Imitadores são quinzenais que é para podermos organizar melhor os encontros e fazê-los sempre da melhor forma possível. Nosso grupo tem muito a crescer e aprender e também esperamos que os próximos encontros consigam superar este último, que foi perfeito!

      Excluir